Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57908

Compartilhe esta página

Título: O cuidado sob a ótica dos coordenadores das instituições de longa permanência para pessoas idosas em Pernambuco durante a pandemia da COVID-19
Autor(es): BORBA, Grasiele Almeida
Palavras-chave: Cuidado; Instituição de Longa Permanência; Pessoas Idosas; Pandemia de COVID-19
Data do documento: 28-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BORBA, Grasiele Almeida. O cuidado sob a ótica dos coordenadores das instituições de longa permanência para pessoas idosas em Pernambuco durante a pandemia da COVID-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O número de pessoas idosas ao redor do mundo tem crescido e diante das mudanças nos arranjos familiares e da inserção da mulher no mercado de trabalho, as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) surgem como uma alternativa de cuidado. Durante a pandemia da COVID-19, a realidade impôs desafios no que diz respeito aos cuidados às pessoas idosas residentes nas ILPIs. O presente estudo objetivou compreender as concepções dos coordenadores de ILPIs sobre cuidados direcionados às pessoas idosas residentes nessas instituições em tempos de pandemia e distanciamento social e buscou ainda identificar estratégias adotadas para o cuidado. A pesquisa foi realizada com nove coordenadores(as) de ILPIs situadas em Pernambuco. Para coleta, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, um questionário de identificação e utilizada a análise temática à luz da teoria Rede de Significações (Red Sig). O estudo evidenciou que as concepções sobre os cuidados prestados às pessoas idosas em ILPIs são compreendidas em quatro dimensões: cuidado como sentimento de amor; atuação dos(as) profissionais que o promovem; a família como agente do cuidado; instituição como organismo vivo. Foi observado que os significados atribuídos ao distanciamento social estão relacionados ao aumento na sobrecarga do trabalho; impactos na saúde mental, dentre outros. O estudo permitiu identificar variadas ações de cuidado implementadas dentro da ILPI no período da pandemia. Conclui-se que a construção de estratégias de prevenção à COVID-19 mostraram-se eficazes, uma vez que poucas pessoas idosas contraíram a doença e houve um número reduzido de mortes entre os(as) residentes. Os relatos dos(as) coordenadores(as) evidenciaram comprometimento das instituições quanto à proteção das pessoas idosas e compromisso das parcerias realizadas. A participação do Estado foi, entretanto, pontual. Reflete-se que futuros estudos possam investigar os impactos da pandemia sobre os(as) idosos(as) residentes em ILPIs, contemplando, ainda, outros atores envolvidos nos diferentes níveis de cuidado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57908
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Grasiele Almeida Borba.pdf6,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons